Conecte-se conosco

DESTAQUE

Hoje é Dia: Dia de Reis, Charlie Hebdo e Elvis Presley são destaques

Publicado a

em

Chegamos ao primeiro domingo de 2025 às vésperas do Dia de Reis (que ocorre amanhã, 6 de janeiro). A data encerra o ciclo natalino em várias culturas e, tradicionalmente, é a data em que se desmonta a decoração natalina. Em alguns locais, também é celebrada a Folia de Reis. A festa foi tema da Agência Brasil em 2024, e a origem da data foi explicada na Radioagência Nacional em 2023.

A semana também é marcada por acontecimentos impactantes na nossa história recente. O maior destaque são os 10 anos (em 7 de janeiro) dos ataques terroristas que ocorreram na sede do semanário francês Charlie Hebdo e resultaram em 12 mortes. O acontecimento e toda a comoção (simbolizada pela frase “Je suis Charlie”, que se tornou símbolo de solidariedade) foram abordados pela Agência Brasil e pelo o Observatório da Imprensa:

No dia 8 de janeiro, completam-se dois anos de um evento que ressignificou este dia: em 2023, a Praça dos Três Poderes, em Brasília, foi depredada durante um ato que pedia um golpe de Estado no Brasil. O uso do ato para uma tentativa de golpe ainda é investigada por autoridades policiais e já há condenações na Justiça contra participantes do ato. Toda a cronologia do 8 de janeiro foi lembrada pela Agência Brasil em 2024. O minuto-a-minuto foi descrito nesta matéria e o repórter Alex Rodrigues deu um depoimento sobre a cobertura ao videocast Grades de Janeiro, da Radioagência Nacional:

No dia 10, completam-se 5 anos do caso Backer. Em janeiro de 2019, um laudo da Polícia Civil de Minas Gerais identificou dietilenoglicol, uma substância tóxica, em lotes da cerveja Belorizontina, da Backer. O episódio resultou em 26 casos de intoxicação e quatro mortes. A Agência Brasil e a TV Brasil fizeram uma ampla cobertura na época:

Música

No dia 8 de janeiro, comemora-se o nascimento do chamado “Rei do Rock”. Foi nesta data, em 1935, que nasceu Elvis Presley. A trajetória e alguns episódios de sua vida (como o lançamento do primeiro disco, That’s All Right, em 1954) foram contados por veículos da EBC como a Radioagência Nacional (História Hoje) e a TV Brasil (Repórter Brasil).


No dia 11, dois acontecimentos também chamam atenção no mundo da música: o aniversário de 80 anos de Geraldo Azevedo (autor de sucessos como “Dia Branco” e “Táxi Lunar”) e os 40 anos da primeira edição do Rock in Rio. Geraldo já foi destaque na TV Brasil em participações no Todas as Bossas e no Samba da Gamboa, enquanto o festival foi lembrado em um especial do site das Rádios EBC. 

Outras Datas

No dia 7, é comemorado no Brasil o Dia da Liberdade de Culto. A data, que reforça o direito de praticar ou não qualquer religião, foi tema de uma matéria do Repórter Brasil em 2019. 

No dia 8, é celebrado o Dia Nacional do Fotógrafo. A data, que remete à chegada da fotografia ao Brasil em 1840, também foi destaque na TV Brasil. Em 2020, o Fique Ligado falou da celebração: 

Para fechar a semana, temos mais duas datas no dia 11: o Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos e o Dia Internacional do Obrigado. No ano passado, o Viva Maria fez uma edição dedicada à primeira destas datas. Em 2022, a Radioagência Nacional falou da segunda data. 

Confira a relação completa de datas do Hoje é Dia da semana entre 5 e 11 de janeiro de 2025

5 a 11 de janeiro de 2025

05

      

Nascimento do advogado, deputado federal e compositor cearense Humberto Teixeira (110 anos) – nacionalmente conhecido como parceiro de Luiz Gonzaga

      

Morte do compositor, arranjador e instrumentista cearense Lauro Maia (75 anos)

      

Morte do físico e matemático polonês Max Born (55 anos) – fundamental para o desenvolvimento da mecânica quântica

06

      

Nascimento do cantor e compositor paulista Walter Franco (80 anos)

      

Morte do advogado e político piauiense Petrônio Portella (45 anos) – atuação destacada como fiador da distensão política empreendida pelos presidentes Ernesto Geisel e João Figueiredo. Era tido como a “estrela civil da ditadura”

      

Dia de Reis

      

Dia do Astrólogo

      

Início da Cabanagem, revolta popular e social ocorrida durante o Império do Brasil (190 anos) – revolta popular e social que ocorreu na então Província do Grão-Pará, que abrangia os atuais estados do Pará, Amazonas, Amapá, Roraima e Rondônia

      

Lançamento do programa “Um milhão de melodias”, na Rádio Nacional (82 anos)

07

      

Morte do ator, escritor e apresentador paulista João Silvestre (25 anos) – foi Presidente da Radiobrás, nomeado pelo então Presidente da República, João Batista de Oliveira Figueiredo

      

Criação do Corpo de Voluntários da Pátria, na Guerra do Paraguai (160 anos)

      

Uma série de atentados terroristas deixa mortos e feridos em Paris, incluindo uma parte da equipe do jornal Charlie Hebdo (10 anos)

      

Dia do Leitor

      

Dia da Liberdade de Culto

08

      

Nascimento do compositor, teatrólogo, pianista, maestro e crítico de arte paulista Francisco de Assis Pacheco (160 anos)

      

Nascimento do compositor, radialista e jornalista paulista Armando de Lima Reis, o Cristóvão de Alencar (115 anos)

      

Morte da cantora fluminense Zilda de Carvalho Espíndola, a Aracy Cortes (40 anos)

      

Nascimento do cantor, músico e ator estadunidense Elvis Presley (90 anos)

      

Dia Nacional do Fotógrafo

      

Lançamento da radionovela “Direito de Nascer”, na Rádio Nacional (74 anos)

09

      

Morte do saxofonista, trompetista e compositor pernambucano Levino Ferreira (55 anos)

      

Nascimento do poeta e diplomata pernambucano João Cabral de Melo Neto (105 anos)

      

Dia do Astronauta – comemoração em homenagem à Missão Centenário. Realizada pela Agência Espacial Brasileira (AEB) no ano de 2006, a missão foi responsável pela viagem de Marcos Pontes, o primeiro brasileiro no espaço, para a Estação Espacial Internacional (EEI)

10

      

Nascimento do cantor e compositor britânico Roderick David Stewart, o Rod Stewart (80 anos)

      

Entra em vigor o Tratado de Versalhes para solucionar os problemas surgidos na guerra 1914-1918 (105 anos)

      

Um laudo da Polícia Civil de Minas Gerais comprovou a presença de uma substância tóxica em garrafas de cerveja da marca Belorizontina, da Backer (05 anos) – de acordo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, são 26 casos suspeitos de intoxicação por dietilenoglicol. Quatro pessoas morreram. A cervejaria foi interditada.

      

Início das festividades do Glorioso São Sebastião do Marajó

11

      

Nascimento do escritor, ensaísta e dramaturgo paulista Oswald de Andrade (135 anos)

      

Nascimento do compositor, cantor e violonista pernambucano Geraldo Azevedo (80 anos)

      

Início da primeira edição do Rock in Rio (40 anos)

      

Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos

      

Dia Internacional do Obrigado



Fonte: Agência EBC de Comunicação

Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUE

Iphan vai priorizar tombamento do antigo DOI-Codi no Rio em 2025

Publicado a

em

 O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) afirma que irá priorizar, em 2025, o processo de tombamento do prédio onde funcionou o Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi), localizado na Rua Barão de Mesquita, Tijuca, Rio de Janeiro (RJ). No local foram efetuadas prisões, torturas e mortes de opositores durante o período da ditadura militar no Brasil.  A intenção é que o local se torne um espaço de memória.

O posicionamento do Iphan segue recomendação do Ministério Público Federal (MPF), divulgada nesta terça-feira (21). O MPF demandou que o órgão priorize o tombamento do prédio, cujo processo, de acordo com a instituição, tramita no Instituto desde 2013.

O DOI-Codi foi um órgão ligado ao Exército, que funcionou na ditadura militar como uma agência de repressão política, entre os anos de 1964 e 1984. No local, os considerados inimigos do governo eram encarcerados, torturados e mortos. Havia unidades em diferentes cidades, como São Paulo, Recife e Porto Alegre, além do Rio de Janeiro. No Rio, o prédio onde o órgão funcionou é onde está atualmente o 1º Batalhão de Polícia do Exército do Rio de Janeiro.

O local foi espaço de tortura e morte de dezenas de presos políticos, entre eles o engenheiro e ex-deputado federal Rubens Paiva, cuja história foi retratada no filme Ainda Estou Aqui. O ex-parlamentar foi levado da casa dele, no Rio de Janeiro, por agentes do Centro de Informações da Aeronáutica (Cisa), no feriado de 20 de janeiro de 1971 (dia de São Sebastião), há 54 anos.

Paiva não foi a única vítima da ditadura, a Comissão Nacional da Verdade identificou pelo menos 434 pessoas mortas ou desaparecidas pelas forças ditatoriais.

Em nota, o Iphan disse que o pedido de tombamento do prédio “está em processo de análise. Esta é uma das demandas prioritárias da autarquia para o ano de 2025”, afirmou.

O Iphan acrescentou que aguarda a autorização do Exército para realizar uma visita técnica ao local. “No momento, o Instituto está fazendo uma nova tentativa de avanço no processo, e aguarda a autorização do Exército para realizar a visita técnica, indispensável para a continuidade e conclusão da análise”, disse o Instituto.

“O Iphan reafirma seu compromisso em preservar os lugares de memória, indispensáveis para a manutenção da democracia brasileira”, ressaltou ainda o instituto.

Para familiares e amigos de vítimas da ditadura e organizações que lutam por memória e justiça, o tombamento do antigo DOI-Codi é fundamental. “A gente tem algumas lutas em torno da construção de lugares de memória, então o DOI-Codi é um deles e é um importantíssimo”, diz o diretor do Grupo Tortura Nunca Mais do Rio de Janeiro, Rafael Maul de Carvalho Costa

Segundo Costa, a recomendação do MPF e a priorização do tombamento são passos iniciais para a preservação da memória das vítimas da ditadura. Ele ressalta que há outros locais que também deveriam se tornar espaços de memória, como o Departamento de Ordem Política e Social (Dops), no centro do Rio de Janeiro.

“Essa recomendação é muito importante para que se acelere e que não pare no DOI-Codi. A gente precisa, inclusive, revelar novos lugares de memória que possam mostrar também a amplitude da violência da ditadura empresarial militar no Brasil, que atingiu uma população muito maior do que aqueles que estão reconhecidos oficialmente até hoje”, diz, Costa.

A Agência Brasil entrou em contato com o Exército e aguarda posicionamento.

Fonte: Agência EBC de Comunicação

Continue lendo

DESTAQUE

Prouni 2025: inscrições começam nesta sexta-feira

Publicado a

em

As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2025 começam nesta sexta-feira (24) e se estendem até 23 horas e 59 minutos do dia 28 de janeiro, no horário de Brasília. O procedimento é gratuito e deve ser feito exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Os interessados devem ter uma conta no portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br e realizar o login com Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha.

Condições

Para se inscrever nesta primeira edição do ano do Prouni, o Ministério da Educação (MEC) explica que é necessário que o estudante tenha o ensino médio completo; tenha participado de edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 e/ou de 2023; tenha obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas do exame; e não tenha zerado a prova da redação do Enem. 

Os candidatos também precisam atender a pelo menos uma das seguintes condições: 

·         ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública ou em instituição privada, na condição de bolsista integral, de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;

·         ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral ou parcial, nesta respectiva instituição;

·         ser uma pessoa com deficiência (PCD), conforme previsto na legislação brasileira;

·         ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica.

No caso da escolha das bolsas integrais, é necessário que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de 1,5 salário mínimo. Já para escolher bolsas parciais, é preciso que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de três salários mínimos. O salário mínimo em 2025 vale R$ 1.518.

Esses requisitos de renda não se aplicam aos professores da rede pública que vão concorrer às vagas de licenciatura e pedagogia.  

No momento da inscrição, o candidato deverá optar por concorrer às bolsas destinadas à ampla concorrência ou àquelas destinadas à implementação de políticas afirmativas referentes às pessoas com deficiência (PCD) ou autodeclaradas pardas, pretas ou indígenas.

Conforme o edital do Prouni referente ao primeiro semestre de 2025, não poderá se inscrever o candidato que participou do Enem 2024 na condição de treineiro, ou seja, que participou do exame para se autoavaliar, sem concluir o ensino médio no ano passado.

Classificação

A classificação e eventual pré-seleção neste processo seletivo irá considerar a edição do Enem em que o estudante conquistou a melhor média.  

A classificação ainda observará a modalidade de concorrência escolhida na inscrição pelo candidato, por curso, turno, local de oferta e instituição.

Em cada modalidade, será obedecida a ordem decrescente das notas e deverá ser priorizada a seguinte ordem:  

·         professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, se houver inscritos nessa situação;

·         estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública;

·         estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

·         estudante que tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;

·         estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

·         estudante que tenha cursado o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.

Cronograma

O resultado da primeira chamada dos candidatos pré-selecionados será divulgado em 4 de fevereiro, no site do Prouni, no portal Acesso Único. Já a segunda chamada sairá no dia 28 fevereiro. 

Após as duas divulgações, o candidato não contemplado pode participar da lista de espera do Prouni. A inscrição deverá ser feita também no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior em 26 e 27 de março.

Em 1º de abril, será disponibilizado o resultado da lista de espera no mesmo site para consulta pelas instituições de ensino superior e pelos candidatos.

O candidato pré-selecionado na primeira chamada deverá entregar – entre 4 a 17 de fevereiro – a documentação na instituição de ensino superior para a qual foi pré-selecionado, para comprovar as informações prestadas no momento da inscrição.

Prouni 

Criado em 2004, o Programa Universidade para Todos (Prouni) oferta bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de educação superior privadas. 

O Prouni ocorre duas vezes ao ano. O MEC aponta que o público-alvo a ser beneficiado é o estudante sem diploma de nível superior.

Para bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal per capita do candidato inscrito não pode exceder o valor de um salário mínimo e meio (R$ 2.277, em 2025). No caso de bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal por pessoa exigida é de até três salários mínimos (R$ 4.554, em 2025).

Para mais esclarecimento sobre o programa, o MEC disponibiliza o telefone 0800-616161.

Fonte: Agência EBC de Comunicação

Continue lendo

DESTAQUE

Fernanda Torres e Ainda Estou Aqui são indicados ao Oscar 2025

Publicado a

em

O filme Ainda Estou Aqui foi indicado a três categorias do Oscar 2025. A atriz Fernanda Torres foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz. A produção brasileira, por sua vez, foi indicada em duas categorias: Melhor Filme e Melhor Filme Estrangeiro. O anúncio foi feito no final da manhã desta quinta-feira (23), em Los Angeles (EUA).

Fernanda Torres disputa a premiação com as atrizes Cynthia Erivo, Karla Sofía Gascón, Mikey Madison e Demi Moore. Já Ainda Estou Aqui concorre, na categoria Melhor Filme, com Anora, O Brutalista, Um Completo Desconhecido, Conclave, Duna: Parte 2, Emilia Pérez, Nickel Boys, A Substância e Wicked.

Na categoria Melhor Filme Estrangeiro, a produção brasileira disputa a premiação com A Garota da Agulha (Dinamarca), Emilia Pérez (França), A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha) e Flow (Letônia).

Fernanda Torres já havia sido premiada, no início do mês, com o Globo de Ouro de melhor atriz na categoria Drama. Esta foi a primeira vez que a premiação foi entregue a uma brasileira.


Fernanda Torres poses with the award for Best Performance by an Actress in a Motion Picture — Drama for
Fernanda Torres poses with the award for Best Performance by an Actress in a Motion Picture — Drama for

Fernanda Torres já levou o Globo de Ouro por sua atuação em Ainda Estou AquiFoto: REUTERS/Mario Anzuoni/Proibida reprodução

Tradição familiar

Há 25 anos, Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, disputou a mesma categoria para a qual a filha foi indicada no Oscar 2025 por sua celebrada atuação em Central do Brasil, de 1998. Ela não venceu, mas a produção ganhou o Globo de Ouro na categoria Melhor Filme Estrangeiro.

Tanto Ainda Estou Aqui como Central do Brasil foram dirigidos pelo cineasta Walter Salles. A cerimônia de premiação do Oscar este ano está prevista para o dia 2 de março, também em Los Angeles.

“Orgulho”

Na rede social X, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou as indicações ao Oscar 2025. “A turma de Ainda Estou Aqui já pode pedir música. Três indicações ao Oscar: Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Atriz e, olha, Melhor Filme. Quanto orgulho! Beijo para Fernanda Torres e Walter Sales”, escreveu.

O ator Selton Mello, que vive o personagem Rubens Paiva em Ainda Estou Aqui, também comemorou as indicações do longa brasileiro aos Oscar 2025. “Brasil no topo”, escreveu, em seu perfil no Instagram. Ele também postou uma foto em que aparece ao lado de Fernanda Torres e de Walter Salles.

Fonte: Agência EBC de Comunicação

Continue lendo

Últimas

DESTAQUE11 minutos atrás

Iphan vai priorizar tombamento do antigo DOI-Codi no Rio em 2025

 O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) afirma que irá priorizar, em 2025, o processo de tombamento do...

ESTADO40 minutos atrás

MS reforça na Suíça transição energética como propulsora de desenvolvimento social – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

“A transição energética tem consequência social direta no desenvolvimento econômico”. A frase do governador Eduardol Riedel em sua palestra em...

ECONOMIA48 minutos atrás

Conab aponta queda de preço da batata e alta da cebola e tomate

O Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado nesta quinta-feira (23) pela Companhia Nacional de Abastecimento...

JUSTIÇA1 hora atrás

Município do Rio deverá ter melhorias no atendimento socioeducativo

O município do Rio de Janeiro deverá criar 20 novas unidades do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas),...

DESTAQUE1 hora atrás

Prouni 2025: inscrições começam nesta sexta-feira

As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2025 começam nesta sexta-feira...

ESTADO2 horas atrás

MS é destaque em Londres ao apresentar em evento global ferramentas digitais na educação – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Secretário de Educação, Hélio Daher é um dos representantes do Brasil no Bett UK 2025, que reúne líderes, empresas especializadas...

ECONOMIA2 horas atrás

Setor de máquinas de construção tem alta de 22,2% nas vendas em 2024

As vendas no atacado do setor de máquinas de construção cresceram 22,4% em 2024 ao fechar o ano com 37.148...

DESTAQUE2 horas atrás

Fernanda Torres e Ainda Estou Aqui são indicados ao Oscar 2025

O filme Ainda Estou Aqui foi indicado a três categorias do Oscar 2025. A atriz Fernanda Torres foi indicada ao prêmio...

ESTADO3 horas atrás

Governo de MS lança programa e repassa recursos para municípios garantirem vacinação contra a dengue

Campanha visa apoiar municípios em esforço conjunto para ampliar cobertura vacinal em todo o Estado Com o objetivo de fortalecer...

DESTAQUE3 horas atrás

Megablocos de carnaval do Rio têm dia, hora e local definidos

O sábado de carnaval deste ano cai no dia 1º de março. Mas já a partir de 1º de fevereiro,...

CONTINUA APÓS O ANUNCIO

Populares

plugins premium WordPress