Conecte-se conosco

DESTAQUE

Atropelador de ciclista é condenado a 13 anos de prisão em São Paulo

Publicado a

em

A justiça de São Paulo condenou, nesta sexta-feira (24), o empresário José Maria Jr. a 13 anos de prisão pelo atropelamento da cicloativista Marina Harkot. O reú vai recorrer em liberdade. O Ministério Público quer aumentar a pena para 17 anos, além de pedir a prisão imediata do atropelador. Cicloativista é uma pessoa que defende o uso da bicicleta como meio de transporte e a segurança dos ciclistas.

O julgamento foi no Fórum Criminal da Barra Funda. Começou na quinta-feira (23) e terminou nesta madrugada. O empresário atropelou Marina no dia 8 de novembro de 2020 na avenida Paulo VI, em Pinheiros, em São Paulo. A ciclista, de 28 anos, era socióloga e morreu por politraumatismo, ou seja, teve diversas fraturas pelo corpo.

O empresário tem 37 anos e foi condenado pela maioria dos jurados. Conforme a decisão da juíza Isadora Botti Beraldo Moro, José Maria Jr. recebeu as penas de 12 anos de prisão em regime fechado por homicídio doloso qualificado por dolo eventual; seis meses de detenção em regime aberto por embriaguez ao volante e outros seis meses também em regime aberto por omissão de socorro.

Defesa pode recorrer

A defesa do empresário deve recorrer da sentença, pedindo a troca da condenação de homicídio doloso para culposo (quando não há intenção de matar).

A promotoria alega que o réu “assumiu o risco de causar a morte da ofendida, sobretudo, porque conduzia um veículo automotor embriagado, além de fazê-lo em velocidade absolutamente incompatível com a avenida na qual transitava. Necessário mencionar que o denunciado foi pilhado por radares instalados na via pública empreendendo a velocidade de 93 km/h, sendo que o máximo permitido é de 50 km/h, donde se conclui que ele era, de fato, responsável por uma forma de condução extremamente audaciosa e irresponsável”, argumentou a promotoria.

Fonte: Agência EBC de Comunicação

Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUE

Restauração do Mercadão é entregue na semana do aniversário de SP

Publicado a

em

Na semana de aniversário de São Paulo, a prefeitura entregou a revitalização do edifício do Mercado Municipal Paulistano (foto), conhecido como Mercadão. Inaugurado em 1933, o espaço passou por intervenções para restauração completa da fachada e dos anexos, instalação de pilares e pendentes, troca do piso e substituição de telhas, além da integração de novas tecnologias para segurança.

Atualmente, o Mercadão recebe, em média, 10 a 12 mil visitantes nos dias úteis e 20 a 30 mil nos fins de semana, sendo um dos principais pontos turísticos e culturais de São Paulo. Os dados são da prefeitura.

Com uma área total de 22.147 m², sendo 18.601 m² construídos, o Mercadão abriga 256 boxes, que incluem empórios, açougues, peixarias e restaurantes. Localizado em frente, o Mercado Kinjo Yamato, que também é municipal, está ainda em fase de restauração com previsão de conclusão até agosto deste ano. O local conta com 109 boxes e barracas, totalizando 365 pontos de comércio entre os dois mercados.

Projetos

Ambos são administrados atualmente pela concessionária Mercado SP, que executou os trabalhos mediante aprovação dos projetos de restauro junto aos órgãos de preservação (Conpresp e Condephaat). Segundo a prefeitura, até o momento as intervenções tiveram investimento de R$ 45 milhões.

“Cada etapa priorizou a cessação de danos, a garantia da estanqueidade das estruturas e o desenvolvimento de melhorias abrangentes, incluindo sistemas hidráulicos, elétricos, de drenagem, proteção contra descargas elétricas, revisão de coberturas e ampliações estruturais”, informou o município, acrescentando que houve implementação de acessibilidade.

As intervenções no edifício do Mercadão foram concluídas e entregues na última segunda-feira (20), mas os reparos nas áreas externas, incluindo estacionamentos e calçadas, receberam recentemente a aprovação dos órgãos de proteção e ainda não foram iniciados.

Fonte: Agência EBC de Comunicação

Continue lendo

DESTAQUE

Idoso morre após água invadir casa durante chuvas em São Paulo

Publicado a

em

O corpo de um homem de 73 anos foi encontrado na manhã deste sábado (25) dentro de sua residência, no bairro de Pinheiros, na capital paulista. A casa foi alagada na tarde de ontem (24), dia em que a cidade registrou o terceiro maior volume de chuva da série histórica, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A Defesa Civil do estadual informou que o idoso é a 15ª vítima relacionada às fortes chuvas no estado desde 1º de dezembro, quando se iniciou a Operação Chuvas 2024/2025.

Correnteza

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), policiais militares foram acionados para atender a ocorrência e, num terreno com duas casas, encontraram a vítima na residência dos fundos sem vida.

“Na manhã de sábado, um amigo da vítima foi até o local para verificar os estragos da chuva, quando constatou que um veículo havia sido arrastado pela correnteza e danificado o portão da garagem, facilitando a entrada de água na casa. A testemunha entrou na residência e encontrou a vítima, já sem vida e acionou os policiais”, diz nota da SSP. 

 

Fonte: Agência EBC de Comunicação

Continue lendo

DESTAQUE

Tradição no aniversário de São Paulo, Bolo do Bixiga completa 40 anos

Publicado a

em

O tradicional Bolo do Bixiga, que está completando 40 anos, foi distribuído neste sábado (25) em mais uma homenagem ao aniversário da cidade de São Paulo, que chega aos 471 anos. 

Criada em 1985 por Armando Puglisi, conhecido como Armandinho do Bixiga, a tradição continuou mesmo após sua morte, em 1994. O evento foi mantido e organizado por Walter Taverna, que morreu em 2022.

A comunidade paulistana mantém a tradição, como foi possível conferir hoje. O evento começou pela manhã e, por volta de meio-dia, os bolos foram cortados e distribuídos ao público. As pessoas formaram filas, algumas levaram potes e sacolas para carregar seus pedaços.


São Paulo (SP), 25/01/2025 - Tradicional bolo do Bixiga comemorando os 471 anos da cidade de São Paulo. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
São Paulo (SP), 25/01/2025 - Tradicional bolo do Bixiga comemorando os 471 anos da cidade de São Paulo. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

São Paulo (SP), 25/01/2025 – Tradicional bolo do Bixiga comemorando os 471 anos da cidade de São Paulo. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil – Paulo Pinto/Agência Brasil

Chuvas

A população da cidade comemora seu aniversário enquanto precisa lidar com os prejuízos das fortes chuvas desta sexta-feira (24). A capital registrou, na ocasião, o terceiro maior volume de chuvas – 125,4mm -, desde o início da série histórica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em 1961.

O sábado está com funcionamento parcial da linha 1 azul do Metrô, que atravessa a cidade desde a zona norte até a zona sul, devido ao alagamento dos trilhos e da estação Jardim São Paulo. O trecho entre as estações Tucuruvi e Santana está sendo atendido por ônibus do sistema Paese. Além disso, os trens circulam com velocidade reduzida no restante da linha, de Santana ao Jabaquara.

Ao longo de seu percurso, a linha leva a pontos icônicos da cidade, como a Estação da Luz, a Avenida Paulista, Praça da Sé, bairro da Liberdade, Pinacoteca e Museu da Língua Portuguesa, além do Terminal Rodoviário do Tietê. Ela tem ainda ligação com as linhas 2 verde, 3 vermelha, 4 amarela e 5 lilás do Metrô.

Fonte: Agência EBC de Comunicação

Continue lendo

Últimas

DESTAQUE1 hora atrás

Restauração do Mercadão é entregue na semana do aniversário de SP

Na semana de aniversário de São Paulo, a prefeitura entregou a revitalização do edifício do Mercado Municipal Paulistano (foto), conhecido...

DESTAQUE2 horas atrás

Idoso morre após água invadir casa durante chuvas em São Paulo

O corpo de um homem de 73 anos foi encontrado na manhã deste sábado (25) dentro de sua residência, no...

DESTAQUE3 horas atrás

Tradição no aniversário de São Paulo, Bolo do Bixiga completa 40 anos

O tradicional Bolo do Bixiga, que está completando 40 anos, foi distribuído neste sábado (25) em mais uma homenagem ao...

DESTAQUE4 horas atrás

Exposição no Memorial da Resistência lembra vítimas da ditadura

O Memorial da Resistência de São Paulo, único espaço do país a salvaguardar um acervo sobre os atos de resistência...

DESTAQUE5 horas atrás

Calor de 39 graus deixa as praias lotadas no Rio de Janeiro

O tempo no Rio de Janeiro neste sábado (25) segue influenciado pelas altas temperaturas e sol forte nas praias. De...

DESTAQUE6 horas atrás

Acidente entre micro-ônibus e carreta deixa dois mortos no RJ

Um acidente envolvendo um micro-ônibus e uma carreta, na manhã deste sábado (25), no Rio de Janeiro, deixou dois mortos...

DESTAQUE7 horas atrás

Morre em Brasília o poeta e compositor Vicente Sá

“A morte é para os outros, não para os poetas”, assevera o poeta Nicholas Behr, cuiabano de nascimento e brasiliense...

DESTAQUE8 horas atrás

Polícias do Rio de Janeiro tiraram 732 fuzis das ruas em 2024

O Instituto de Segurança Pública (ISP), do Rio de Janeiro, fez um balanço das prisões e apreensões de armas e...

DESTAQUE9 horas atrás

Defesa Civil de SP prevê fortes chuvas até terça-feira em todo estado

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu boletim especial, para o período de domingo (26) a terça-feira (28),...

DESTAQUE10 horas atrás

Suspeitos de vender carne estragada têm prisão preventiva decretada

A Justiça do Rio converteu em prisão preventiva a prisão dos quatro homens detidos em flagrante por terem comprado e...

CONTINUA APÓS O ANUNCIO

Populares

plugins premium WordPress